É a especialidade clínica que trata de dois grupos de patologia que acometem os tecidos conjuntivos, entre elas: As doenças musculoesqueléticas, que são as que envolvem cuidados com as articulações, ossos, tendões, ligamentos e músculos; e, as doenças autoimunes, como: lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistémica, esclerodermia em placa e miopatias inflamatórias. De acordo com Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem mais de 120 doenças reumáticas catalogadas.

A reumatologia é considerada uma área bastante abrangente e diversa, que pode tratar de condições clínicas semelhantes às tratadas por ortopedistas como: a lombalgia, a osteoporose, a artrite, a osteoartrite, o lúpus, a fibromialgia, a esclerose sistêmica, a gota, a tendinite e as doenças reumáticas.

Muitas vezes associadas ao envelhecimento, as doenças da reumatologia podem acometer pessoas de todas as idades. No entanto, é importante realizar um acompanhamento médico com a especialidade da reumatologia sempre que sentir algum sintoma diferente no seu organismo.

Alguns dos sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar, diminuição da flexibilidade da coluna, dificuldade para realizar tarefas básicas como escovar os dentes, pentear o cabelo e problemas nas articulações que podem englobar dor, inchaço e até mesmo calor.

Para realizar um diagnóstico preciso dessas condições, é necessário buscar um especialista da área em sua região. Normalmente, as clínicas de reumatologia possuem todos os equipamentos para fornecer suporte ao médico no momento do diagnóstico efetuando exames como: eletroneuromiografia, a ultrassonografia articular, o fator reumático e a polissonografia para investigação de fibromialgia.

Além de tratamentos realizados com o uso de medicamentos, os reumatologistas podem indicar terapias alternativas com fisioterapeutas ou com técnicas como: Pilates, RPG e Acupuntura. Contudo, isso vai depender do quadro clínico de cada paciente.

Como se tornar um reumatologista?

Os reumatologistas devem concluir quatro anos de educação médica ou osteopática, seguidos por três anos de treinamento em residência em medicina interna ou pediatria. Alguns reumatologistas são treinados em ambos. Após a residência, eles devem se inscrever em uma bolsa de reumatologia por dois a três anos para aprender sobre as condições osteomusculares e autoimunes crônicas e seu tratamento.

Os reumatologistas então fazem um exame para se tornarem certificados em reumatologia. Esta certificação / exame deve ser repetida a cada dez anos. Os médicos também são obrigados a participar de uma certa quantidade de educação médica continuada anualmente.

Doenças tratadas pelo Reumatologista

reumatologista
reumatologista

Reumatismo: causas, sintomas e tratamento da doença

Se, ultimamente, você tem sentido inchaço nas mãos ou dores persistentes pelo corpo, esses sintomas podem ser um indício de reumatismo — mas não se preocupe, você não está sozinho, e tampouco longe de uma solução.

Causas

Como já mencionado, as doenças reumáticas não são traumáticas, ou seja, elas não surgiram em decorrência de acidente ou trauma físico. Geralmente, esses problemas ocorrem quando o sistema imunológico falha e ataca o próprio organismo, ou quando há desgaste de tecidos e/ou órgãos, algo que acontece naturalmente conforme a idade avança. Isso pode, inclusive, ser uma condição hereditária.

Sintomas

Mesmo que as doenças reumáticas tenham origens, causas e tratamentos diferentes, os sintomas muitas vezes são similares e/ou coincidentes. Além disso, por serem doenças crônicas, é bom entender que os sintomas somente aparecem quando a doença está “ativa”.

Entre os sintomas do “reumatismo” mais facilmente identificados estão a rigidez nas articulações inflamadas, dor intensa, fadiga, febre, aumento da temperatura na região inflamada, falta de apetite e inchaço.

Tratamento

Em primeiro lugar, é importante dizer que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores as chances de controle e/ou diminuição das dores, já que a grande maioria das doenças reumáticas ainda não têm cura.

Além dos medicamentos para dores e inflamações, uma boa maneira de diminuir o desconforto causado por essas doenças é a realização de sessões de fisioterapia.

Isso porque, com esse tratamento, o paciente pode aprender exercícios que ajudam a melhorar a flexibilidade das articulações e a mobilidade, facilitando a execução de tarefas que podem ser dolorosas no dia a dia.

Além disso, tomar alguns cuidados com a alimentação é um fator que faz a diferença na prevenção e no combate às dores e inflamações.

Portanto, procure incluir no cardápio alimentos que contêm vitamina C (cítricos), vitamina D (gemas e laticínios) e vitamina E (nozes e azeite), além de quercetina (maçã e cebola), selênio (castanha-do-pará e cogumelo) e betacaroteno (cenoura e couve). Outro cuidado importante é evitar processados, frituras, açúcares e carboidratos refinados.

Vale lembrar que consultar um profissional que atua na área de reumatologia é fundamental para um diagnóstico preciso, por meio de exames de imagem, análise de sangue e avaliação clínica. Isso faz com que o tratamento seja bem direcionado e eficaz.

Reumatologista em Manaus

Em Manaus, o paciente encontra inúmeros profissionais especializados no diagnóstico das doenças reumáticas ou sistêmicas. Caso tenha interesse em encontrar reumatologista em Manaus, busque no ipok, um aplicativo inovador de Bem-Estar e Saúde, cujo objetivo é facilitar o dia a dia de usuários que precisam agendar uma consulta médica de forma ágil, segura e prática ou apenas avaliar o atendimento de um profissional de saúde. Além, de efetuar buscas por profissionais especializados de acordo com suas enfermidades e também, poder acompanhar informações detalhadas para cada doença ou diagnóstico médico.

Atenção: A informação descrita acima, serve apenas como apoio e não, substitui em hipótese alguma, a consulta médica com um profissional especializado. Para um diagnóstico preciso, procure uma avaliação médica de sua preferência ou no serviço público de saúde.

FONTE: Ministério da Saúde; Sociedade Brasileira de Reumatologia, Society guidelines in Rheumatology, The Journal of Rheumatology.

People reacted to this story.
Show comments Hide comments
Comments to: O que é reumatologia
  • outubro 9, 2019

    I am so clever that sometimes I don\’t understand a single word of what I am saying.
    ― Oscar Wilde, The Happy Prince and Other Stories

    Reply
    • outubro 9, 2019

      Darkness cannot drive out darkness: only light can do that. Hate cannot drive out hate: only love can do that. ― Martin Luther King Jr., A Testament of Hope: The Essential Writings and Speeches.

      Reply
      • outubro 9, 2019

        Insanity is doing the same thing, over and over again, but expecting different results. ― Narcotics Anonymous

        Reply
        • outubro 9, 2019

          It is better to be hated for what you are than to be loved for what you are not. ― Andre Gide, Autumn Leaves

          Reply
          • outubro 9, 2019

            There are only two ways to live your life. One is as though nothing is a miracle. The other is as though everything is a miracle. ― Albert Einstein

          • outubro 9, 2019

            Fairy tales are more than true: not because they tell us that dragons exist, but because they tell us that dragons can be beaten. ― Neil Gaiman, Coraline

Write a response

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Attach images - Only PNG, JPG, JPEG and GIF are supported.

Login

Welcome to Typer

Brief and amiable onboarding is the first thing a new user sees in the theme.
Join Typer
Registration is closed.